Irmãos Jeronimites - BÉLGICA

Esta Congregação de direito diocesano, surgida na Bélgica de idioma flamengo, escolheu o nome de são Jerônimo, pondo-se sob a sua proteção. Em 1717 alguns leigos apoiados por benfeitores, instituíram um orfanato em São Nicolau (Sint – Niklaas, acerca de Gante, na Bélgica). Em 1827 um novo edifício, surgido perto do primeiro, acabou com a precedente organização.

A insistência em confiar a uma organização religiosa a nova instituição, alcançou seu objetivo demasiadamente tarde, pois algumas vicissitudes, também de ordem política (como a união com a Holanda que não quis reconhecer as instituições católicas) dificultaram a atuação do projeto.

Emblema da Congregação dos Irmãos Jeronimites

L'asile St. Jerome

A primeira obra dos Broeders Hieronymieten


Celebração do 150° aniversário de fundação

 

Em 1839 o Bispo de Gante, Dom Delebecque, conseguiu dar uma Regra provisória a um grupo de generosos empregados do orfanato e, dois anos mais tarde, descobriu no Frei Teodoro Van den Brempt o homem da Providência, zeloso e valente, disposto a guiar a nova família religiosa.

Os Irmãos Jeronimites limitaram a própria ação na região flamenga da Bélgica e têm casas em Sint Niklaas, Beveren, Gent, Lokaren, Maldegem, Sleidinge Stekene. Suas obras bem equipadas fazem com que eles possam exercer um eficaz apostolado pelo ensino e a cura dos doentes mentais, atingindo muitas pessoas.


Pâgina web oficial da

Congregação dos Irmãos Jeronimites

www.broeders.be

Humaniora Sint-Niklaas:

www.humaniora.broeders.be

Handelsschool Sint-Niklaas:

www.handel.broeders.be

afdeling Stekene:

www.stekene.broeders.be

basisschool Nieuwstraat:

www.basisn.broeders.be

basisschool Driegaaien:


www.basis3.broeders.be